A prática regular de exercícios dá mais energia e faz com que você se sinta melhor. Os benefícios do exercício físico também incluem uma menor chance de doenças crônicas e a possibilidade de viver a vida com muito mais qualidade.
Atividade física é qualquer ação que faça seus músculos trabalharem e faça seu corpo queimar calorias. Exemplos incluem limpar a casa, tomar banho, lavar a louça, etc.
Já o exercício físico é um tipo de atividade planejada, feita de forma regular, com o objetivo de melhorar a saúde. Exemplos incluem a natação, corrida, bicicleta e caminhada.
Aqui estão as 10 principais maneiras pelas quais exercitar-se regularmente ajuda seu corpo e seu cérebro.
1. O exercício pode fazer você se sentir mais feliz
Foi demonstrado em estudos que o exercício pode melhorar o humor e fazer com que você se sinta menos deprimido, ansioso e estressado.
Ele altera as partes do cérebro que controlam a preocupação e o estresse. Também pode tornar o cérebro mais sensível às substâncias químicas que melhoram o humor, como a serotonina e a noradrenalina.
Além disso, o exercício pode fazer com que seu corpo produza mais endorfinas, substâncias químicas que fazem você se sentir bem e diminuem a sensação de dor.
2. Fazer exercícios pode ajudá-lo a perder peso
Alguns estudos mostraram que a inatividade é um dos principais motivos pelos quais as pessoas ganham peso e se tornam obesas. Para entender como os exercícios ajudam a perder peso, é preciso saber como eles afetam a quantidade de energia que você gasta.
Seu corpo usa energia para três coisas: digerir os alimentos, exercitar-se e manter os processos corporais, como os batimentos cardíacos e a respiração, funcionando sem problemas.
Quando você está de dieta, ingerir menos calorias desacelera o metabolismo, o que pode atrapalhar a perda de peso a longo prazo. Por outro lado, foi demonstrado que o exercício regular pode acelerar o metabolismo e ajudá-lo a queimar mais calorias, facilitando a perda de peso.
Estudos também demonstraram que a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência (como a musculação) é a melhor maneira de perder gordura e manter a massa muscular.
3. Fazer exercícios é bom para seus ossos e músculos.
O exercício é uma parte fundamental da construção e manutenção de ossos e músculos fortes. Quando você ingere proteína suficiente e faz atividades como levantar pesos, você estimula os seus músculos a crescer. Isso ocorre porque o exercício produz enzimas que facilitam a absorção de aminoácidos pelos músculos.
As pessoas perdem massa muscular e força à medida que envelhecem, o que pode aumentar a probabilidade de se sofrerem lesões e quedas por falta de força e equilíbrio.
4. Fazer exercícios pode lhe dar mais energia
O exercício pode dar a muitas pessoas, mesmo àquelas com problemas de saúde, uma verdadeira injeção de energia. Ao se movimentar mais, o coração bombeia mais sangue, o que fornece mais oxigênio aos músculos em atividade. Quando você se exercita regularmente, seu coração fica mais forte e melhor para oxigenar o seu sangue. Isso faz com que seus músculos trabalhem melhor.
Com o passar do tempo, esse treinamento físico faz com que seus pulmões trabalhem menos, e é preciso menos energia para fazer as mesmas coisas. Esse é um dos motivos pelos quais você sente mais fôlego para fazer as suas atividades quando se exercita regularmente.
5. O exercício pode reduzir a chance de contrair uma doença de longo prazo.
As doenças crônicas geralmente começam porque as pessoas não se movimentam o suficiente. Foi demonstrado que o exercício regular faz com que a insulina funcione melhor, mantém o coração saudável e muda a sua composição corporal. Ele também pode reduzir a glicose e a pressão arterial.
Em particular, o exercício pode ajudar a melhorar ou controlar os seguintes problemas de saúde de longo prazo: diabetes tipo 2, problemas cardíacos, hipertensão alguns tipos de câncer como mama, cólon, útero, vesícula biliar, rim, pulmão, fígado, ovários, pâncreas, próstata, tireóide, estômago e esôfago!
6. Fazer exercícios é bom para sua pele
O estresse oxidativo ocorre quando as defesas antioxidantes do corpo não conseguem reparar todos os danos que os radicais livres causam às células. Isso pode prejudicar a estrutura das células e deixar sua pele com uma aparência ruim e envelhecida. Embora a atividade física intensa e exaustiva possa causar danos oxidativos, os exercícios moderados e regulares podem, na verdade, aumentar a produção de antioxidantes naturais do corpo, que ajudam a proteger as células.
Da mesma forma, o exercício pode aumentar o fluxo sanguíneo e mudar a forma como as células da pele funcionam, o que pode retardar os sinais da idade, diminuindo rugas e manchas.
7. Exercitar-se pode ajudar seu cérebro e sua memória.
O exercício pode ajudar seu cérebro a funcionar melhor e proteger sua memória e capacidade de pensar. Primeiro, ele faz o coração bater mais rápido, o que envia mais sangue e oxigênio para o cérebro. Também pode fazer com que o corpo produza mais proteínas, como o BDNF, que ajuda no crescimento das células cerebrais.
Além disso, o fato de o exercício ajudar a evitar doenças crônicas pode ser bom para o cérebro, pois condições como diabetes e doença cardiovascular podem afetar o funcionamento do cérebro.
O exercício físico regular é especialmente importante para pessoas idosas porque o envelhecimento, o estresse oxidativo e a inflamação alteram o funcionamento do cérebro, aumentando o risco de desenvolver uma demência.
Foi demonstrado que o exercício faz com que o hipocampo, uma parte do cérebro importante para o aprendizado e a memória, aumente de tamanho. Isso pode ajudar as pessoas mais velhas a pensar com mais clareza.
Por fim, pesquisas demonstraram que o exercício pode retardar as mudanças no cérebro que podem levar ao mal de Alzheimer e à demência.
8. Fazer exercícios pode ajudá-lo a relaxar e dormir melhor.
Quando você se exercita regularmente, você relaxa mais e dorme melhor.
Além disso, acredita-se que o aumento da temperatura corporal que ocorre quando você se exercita ajuda o corpo a dormir melhor, facilitando a queda da temperatura corporal durante o sono.
9. O exercício pode reduzir a dor
Durante muito tempo, as pessoas com dor crônica eram aconselhadas a descansar e não fazer nada. Mas novos estudos mostram que o exercício pode ajudar a aliviar a dor a longo prazo.
Na verdade, o exercício pode ajudar as pessoas com dor crônica a sentir menos dor e a viver melhor. O exercício funciona para dor lombar crônica, fibromialgia e bursites, por exemplo.
10. Fazer exercícios pode ajudá-lo a ter uma vida sexual melhor
Foi comprovado que o exercício físico aumenta o desejo sexual. O exercício regular pode fortalecer o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e tonificar os músculos, o que pode melhorar sua vida sexual.
Em um estudo com mulheres na pós-menopausa, aquelas que se exercitaram regularmente tiveram melhor desempenho sexual e mais desejo sexual.
Conclusão
O exercício tem muitas vantagens que podem ajudar você em quase todos os aspectos da saúde. Quando você se exercita regularmente, seu corpo ativa inúmeros processos fisiológicos que melhoram a sua circulação, o metabolismo, a aparência física, o nível de energia, o funcionamento do cérebro, e a produção de hormônios que aumentam a sua felicidade.