Dormir menos de sete horas por noite regularmente pode colocar sua saúde em risco. É por isso que é importante colocar o sono em primeiro lugar e fazer dele uma prioridade todos os dias.
Ter uma boa noite de sono é importante para sua saúde por vários motivos. De fato, o sono é tão importante quanto fazer exercícios regularmente e ter uma dieta saudável e equilibrada.
Pessoas diferentes têm necessidades diferentes de sono, mas a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. Ainda assim, boa parte dos brasileiros não dormem bem.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto IBOPE, encomendada pela indústria farmacêutica Takeda, procurou mapear a qualidade do sono dos brasileiros e a busca dessas pessoas por ajuda médica. A pesquisa Mapa do Sono dos Brasileiros realizou 2.635 entrevistas no Brasil com homens e mulheres maiores de 18 anos, das classes A, B e C.
O estudo aponta que 65% dos brasileiros têm baixa qualidade de sono. Entretanto, somente 7% das pessoas nessa condição procuram profissionais médicos quando têm dificuldades para dormir.
Este artigo apresenta 10 motivos pelos quais você deve dormir mais e melhor!
1. O sono ajudá-lo a manter ou perder peso.
Muitos estudos demonstraram que as pessoas que dormem menos de 7 horas por noite têm maior probabilidade de ganhar peso e ter um índice de massa corporal (IMC) mais alto.
Acredita-se que muitos fatores, como os hormônios e o desejo de se exercitar, influenciam a forma como o sono afeta o ganho de peso.
Por exemplo, o fato de não dormir o suficiente faz com que os níveis de grelina (hormônio que nos faz sentir fome) aumentem e os níveis de leptina (hormônio que nos faz sentir saciados) diminuam. Isso pode nos fazer sentir mais fome e nos levar a comer demais.
Vários estudos mostraram que as pessoas que não dormem o suficiente tendem a ingerir mais calorias e a ter mais fome.
Além disso, se você não dorme o suficiente, pode desejar alimentos cheios de açúcar e gordura, já que eles têm mais calorias para compensar a sua falta de energia.
Pior ainda, se você não dormiu o suficiente na noite anterior, pode se sentir cansado demais para ir à academia, fazer uma caminhada ou qualquer outra atividade física.
Portanto, colocar o sono em primeiro lugar pode ajudá-lo a manter um peso saudável.
2. O sono pode fazer com que os atletas tenham melhor performance
Foi demonstrado que dormir o suficiente ajuda os atletas a terem uma melhor performance nos exercícios.
Muitos estudos demonstraram que dormir o suficiente melhora as habilidades motoras finas, o tempo de reação, a força muscular, a resistência muscular e a capacidade de resolver problemas.
Além disso, não dormir o suficiente pode aumentar a probabilidade de você se machucar e diminuir a vontade de se exercitar.
Portanto, dormir o suficiente pode ser exatamente o que você precisa para melhorar sua performance física.
3. O sono pode melhorar a sua concentração
O sono é importante para muitas formas de funcionamento do cérebro.
Quando você não dorme o suficiente, sua mente, seu foco, sua produtividade e seu desempenho são prejudicados.
Um bom exemplo é um estudo sobre médicos que trabalham demais. Descobriu-se que os médicos com sono comprometido tinham muito mais probabilidade de relatar erros médicos clinicamente importantes.
Da mesma forma, dormir o suficiente pode ajudar crianças, adolescentes e jovens adultos a se saírem melhor na escola.
Por fim, foi demonstrado que dormir o suficiente ajuda crianças e adultos a resolverem melhor os problemas e a se lembrarem melhor das coisas.
4. O sono melhora a saúde do seu coração
As doenças cardíacas podem ser mais prováveis de ocorrer se você não dormir o suficiente ou tiver um sono de má qualidade.
Em geral, as pessoas que dormem menos de 7 horas por noite tem mais chances de morrer de doença cardíaca.
Além disso, o sono curto parece aumentar a sua chance de desenvolver hipertensão arterial (pressão alta), especialmente se você tiver apneia do sono, uma condição que provoca interrupções na respiração durante o sono.
5. O sono melhora o metabolismo da glicose
O sono insuficiente está associado a uma maior chance de ter diabetes tipo 2 e resistência à insulina, que é quando o corpo não consegue usar o hormônio insulina adequadamente.
Não dormir o suficiente pode causar alterações no metabolismo, como menor sensibilidade à insulina, mais inflamação e alterações nos hormônios da fome, bem como alterações no comportamento, como tomar decisões erradas e comer mais, o que aumenta o risco de diabetes.
Além disso, não dormir o suficiente está associado a uma maior chance de excesso de peso, doenças cardíacas e síndrome metabólica. Esses fatores também aumentam a probabilidade de você ter diabetes.
6. O sono ajuda a manter a imunidade em alta
Foi demonstrado que a falta de sono faz com que o sistema de defesa funcione pior.
Por exemplo, as pessoas que dormem menos de 5 horas por noite tem muito mais chance de pegar uma infecção respiratória, como o resfriado, do que aquelas que dormem mais de 7 horas.
Alguns estudos também mostram que dormir o suficiente pode ajudar os anticorpos de seu corpo a responder melhor às vacinas contra a gripe.
7. Não dormir o suficiente está associado a mais inflamação
A inflamação no corpo pode ser agravada pelo fato de você não dormir o suficiente.
O sono é uma parte muito importante do funcionamento do nosso sistema nervoso central. Em particular, ele está envolvido nos sistemas de resposta ao estresse.
Sabe-se que não dormir o suficiente, especialmente devido a distúrbios do sono, pode ativar as vias de sinalização inflamatória e levar a quantidades maiores de marcadores inflamatórios no sangue, como a proteína C-reativa.
A inflamação crônica pode gerar muitos problemas de saúde a longo prazo, como obesidade, doenças cardíacas, certos tipos de câncer, doença de Alzheimer, depressão e diabetes tipo 2.
A falta de sono também reduz a produção de melatonina, um hormônio altamente anti-inflamatório e antioxidante produzido pela glândula pineal.
8. O sono ruim deixa você mais triste e deprimido
A má qualidade do sono e os problemas de sono estão fortemente ligados a problemas de saúde mental, como a depressão.
Pessoas com ansiedade e depressão tem maior probabilidade de relatar que dormem mal, em comparação com as pessoas sem ansiedade e depressão.
Outros estudos mostram que pessoas com problemas de sono, como insônia ou apneia obstrutiva do sono, relatam estar mais deprimidas do que aquelas que não têm esses problemas.
Se você tiver problemas para dormir e achar que sua saúde mental piorou, converse com seu médico.
9. O sono afeta os sentimentos e o relacionamento com outras pessoas
Perder o sono torna mais difícil controlar seus sentimentos e se relacionar com outras pessoas.
Quando estamos cansados, é mais difícil manter nossas emoções e ações sob controle na frente de outras pessoas. O cansaço também pode fazer com que seja mais difícil rir e demonstrar empatia.
Além disso, as pessoas que não dormem o suficiente regularmente têm maior probabilidade de evitar eventos sociais e de se sentirem solitárias.
Por isso, colocar o sono em primeiro lugar pode ser uma maneira fundamental de melhorar seus relacionamentos e se tornar mais sociável.
10. A falta de sono pode ser perigosa
Se você não dormir o suficiente, você e outras pessoas podem estar em perigo.
Quando estamos cansados, é mais difícil prestar atenção às tarefas, e nossos reflexos e tempos de reação ficam mais lentos. De fato, não dormir o suficiente altera o cérebro de forma parecida com o consumo de bebidas alcoólicas.
Por exemplo, um estudo descobriu que as pessoas que dormiram pouco (menos de 6 horas por noite) tinham mais chances de se envolver em um acidente de carro.
Além de tornar a direção mais perigosa, não dormir o suficiente também pode aumentar a probabilidade de você se machucar ou cometer erros no trabalho.
Conclusão
Cuidar do sono é tão importante para a saúde quanto a alimentação e o exercício físico.
A falta de sono está associada a muitas coisas ruins para a saúde, como maior chance de doenças cardíacas, depressão, ganho de peso, inflamação e adoecimento.
Embora cada pessoa tenha necessidades diferentes, a maioria dos estudos mostra que você deve dormir entre 7 e 9 horas por noite para ter uma saúde melhor.
Então, é hora de colocar o sono como prioridade na sua vida!