Existem alimentos antiinflamatórios que podem ajudar a diminuir a inflamação crônica no corpo. Entre eles estão o azeite de oliva, bem como algumas frutas vermelhas, legumes e temperos.
Conheça uma lista de 10 alimentos antiinflamatórios que você pode incluir no seu dia-a-dia para reduzir dores e o risco de doenças inflamatórias.
10 alimentos antiinflamatórios para incluir na dieta
1. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são repletas de fibras, vitaminas e minerais. Algumas das mais comuns são morangos, mirtilos, framboesas, amoras e o brasileiríssimo açaí. Elas contêm antocianinas, que têm efeitos anti-inflamatórios. Estudos mostram que podem reduzir marcadores inflamatórios e melhorar a função imunológica.
2. Sementes de linhaça e chia
Fontes de proteína e ácidos graxos ômega-3 (ALA), essas sementes ajudam na conversão em EPA e DHA, que reduzem inflamações ao serem metabolizados em resolvinas e protetinas.
3. Brócolis
Vegetal crucífero rico em sulforafano, um antioxidante que reduz citocinas inflamatórias e o NF-κB. O consumo regular está associado à redução de riscos cardíacos e câncer.
4. Abacates
Contém ácido oleico, uma gordura monoinsaturada com propriedades anti-inflamatórias. É também fonte de antioxidantes como vitamina E, vitamina C e carotenoides.
5. Pimentões
Ricos em vitamina C e quercetina, ajudam a combater inflamações associadas a doenças crônicas como diabetes.
6. Cogumelos
Variedades como shiitake, portobello e paris são ricas em antioxidantes, selênio, cobre e vitaminas do complexo B. Oferecem proteção anti-inflamatória eficaz.
7. Uvas
Contêm antocianinas e resveratrol, compostos que reduzem inflamações e protegem contra doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.
8. Açafrão-da-terra (cúrcuma)
Contém curcumina, um composto potente com efeitos anti-inflamatórios. Seu efeito é potencializado com piperina (pimenta-preta), que aumenta sua absorção em até 2000%.
9. Azeite de oliva extra virgem
Rico em gorduras monoinsaturadas e polifenóis, reduz marcadores inflamatórios e está associado a menor risco de doenças cardíacas e neurodegenerativas.
10. Tomates
Fonte de licopeno, antioxidante com propriedades anti-inflamatórias. Cozinhar com azeite melhora a absorção do licopeno, potencializando seus efeitos benéficos.
Conclusão
Existem muitos alimentos antiinflamatórios que podem ser incluídos no seu dia-a-dia como parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Exemplos incluem frutas vermelhas, sementes de linhaça e chia, brócolis, abacate, pimentões, cogumelos, uvas, cúrcuma, azeite de oliva extra virgem e tomates.